A mídia veicula o presente que a história resgata. E como uma das maiores forças constituintes da sociedade, a política tem a necessidade de ser a todo instante rememorada, a fim de que os erros e acertos possam juntos construir uma sociedade justa e garantidora da boa vida.

Encarada como convenção ou advinda da natureza humana, a política faz parte da realidade de todos, um vez que é comum à vida em comunidade o surgimento de problemas e conflitos, decorrentes das disputas e lutas de classes por poder. É para justamente organizar, administrar e solucionar os problemas que a política serve, fazendo parte, portanto, do nosso cotidiano seja lá em qualquer esfera (micro ou macrossocial).

O interessante é que muitos insistem em se autoclamar apolíticos. O prefixo “a” pressupõe negação, rejeição. O “não político” é então incoerente à natureza humana de ser social gregário. O que percebemos é um fenômeno generalizado de despolitizados, seres que não se interessam pela prática profissional da política e não defendem discursivamente nenhuma causa ou luta de classes quaisquer.

Fruto do desinteresse e desmemoriação das massas por política, nascem e se oportunam aqueles que gostam da coisa. E inspirados por uma mídia homogeneizadora e homogeneizada, tomam conta dos meios e constroem uma realidade social a seu gosto, independente das necessidades coletivas.

A mídia como instituição “alheia e independente” das demais, formadora do imaginário do conjunto social como as outras, tem papel definitivo na construção do sujeito social político historicizado. É dela a função de manter frescas nas mentes das massas as tradições e heranças políticas de seu povo.

A atualidade só é compreendida e apreendida com a força moral do passado, e para que grandes erros da nossa história (ditaduras, guerras, tiranias, demagogias, plutocracias) não se repitam. Precisamos preservar a nossa memória histórico-política, através da mídia, a curto prazo, como também através da educação formal que respeite e reflita sobre sua própria sociedade e não doutrine apenas como fazem a mídia comum e seus discípulos.